quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Coloridamente Saudável - Por que ter um prato colorido?

Hi guys...Tudo bem?

O papo de hoje é bem saudável, e esclarecedor de uma velha e conhecida frase: - Quanto mais colorido o prato, mais saúde!

Quem já ouviu a mãe falar algo parecido? Será que tem algo haver? Verdade ou mito?

Verdade sim gente, li uma matéria da Nutricionista Glauce Lamoglie, da clínica Oryon, onde a mesma explica a importância de consumirmos alimentos de cores variadas, pois cada cor representa uma predominância de certos nutrientes, isso irá nos proporcionar vários benefícios e prevenir muitas doenças, vamos conhecer um pouco sobre as cores e os valores nutricionais dos alimentos?




Vermelhos: Rico em licopeno, um pigmento que atua como antioxidante celular. Exemplo de alimentos - Caqui, melancia, beterraba, pimentão vermelho, morango, goiaba, framboesa e tomate









Amarelos e Laranjas: Rico em pró-vitamina A, qua atua como antioxidante contra radicais livres e na manutenção dos tecidos dos cabelos, beneficia a visão e melhora a imunidade. Exemplo de alimentos - Abacaxi, maracujá, damasco, tangerina, caju, carambola, milho e abóbora.






Roxos: Rico em antocianina, um tipo de pigmento ligado a presença da vitamina B1, auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Exemplos de alimentos - ameixa, amora, feijão preto, jabuticaba, uva e berinjela.





Brancos: Rico em minerais, como cálcio e fosforo que ajudam na manutenção  dos ossos e dentes, carboidratos e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. Exemplos de alimentos - banana, maçã, nabo, mandioca, chuchu, pêra, cebola, alho e batata.





Marrons: Ricos em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, menor absorção de gorduras e açúcar. Exemplos de alimentos - Cereais integrais e oleaginosos (castanhas, amendoins, nozes).








Verdes: Cor resultante da clorofila, conhecido como energético celular, possuem também quantidades consideráveis de diversos outros nutrientes, como vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Exemplos de alimentos - folhas verdes, quiabo, abacate, kiwi, limão, pepino, abobrinha e ervilha.




Então pessoal, agora que sabemos um pouco sobre a importância de diversificar nossa alimentação, vamos nos empenhar nessa busca para termos a cada dia, uma vida saudável. Vale lembrar que junto a uma boa alimentação, a pratica de exercícios também nos proporciona boa saúde!


Beijos e sintam-se sempre lindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...